Tempere com sal a cabeça e a posta do peixe, 2 horas antes. Leve a cozer com água ( +/- litro e meio), cerca de 15 minutos, atenção para não se desfazer. retire o peixe e reserve a água da cozedura.
À parte num robot, triture a cebola, os tomates, os alhos e o pimento. Coloque um tacho ao lume com o fio de azeite e deite para lá este preparado, assim que começar a levantar fervura adicione o louro, o tominho, a salsa, os poejos ou a hortelã, junte o caldo de marisco.
Entretanto coe a água da cozedura do peixe, junte ao tacho, tempere com pimenta e corrija o sal, assim que levantar fervura adicione as massinhas, deixe que cozinhem cerca de 8 a 10 minutos de forma a não ficarem muito cozidas, pode também adicionar as ameijoas já passadas por água( eu uso das congeladas, já estão limpas de areia) é só colocar no tacho.
Retire as polpas da cabeça do peixe para um recipiente, para depois juntar à sopa assim que as massas estiverem cozidas, verifique a quantidade de água da sopa bem como os temperos, sirva com coentros frescos picados na altura, se possível perfume com poejos ou hortelã, fará toda a diferença.