|
|
Receita de Coração de Vitela ao Vinho Tinto de Coentrada Ora cá vou então postar a minha receita de coração, como já tinha prometido ao Sandro antes das férias (desculpa a demora, mas atrasei de proposito por ser uma receita tipica de Outono)! O coração, especialmente o de vitela, é muito saboroso e normalmente é um tipo de carne que sai muito em conta. As pessoas por norma torcem o nariz a este tipo de carne, mas no fundo, é apenas por uma questão de habitos alimentares nacionais, pois no fundo não passa de apenas mais uma das partes do animal em questão que se podem aproveitar, e bem, para pratos fantasticos, sendo tambem esta muito saudável quando bem limpa de gorduras. Quando comprarem o coração, aconselho a pedirem logo no talho para lhe retirar as gorduras e cortar em "iscas", e de seguida em "tirinhas" finas. Pois assim poupam logo um tempo precioso, e os mais "sensiveis", não terão de manusear o coração a crú. Ingredientes para 3 a 4 pessoas:
Num tacho grande (preferencialmente de barro), colocar o azeite,a manteiga, o louro,o piri-piri,a cebola cortada em rodelas finas e o alho bem picadito. Deixar alourar refogando um pouco, e de seguida colocar o coração cortado em tirinhas finas. Deixe ferver uns 3 minutos, e adicione a polpa de tomate, e quando voltar a levantar fervura adicione o Vinho branco , o sal, a pimenta branca e a nós moscada, mexendo muito bem (use sempre uma colher de pau) logo de seguida para misturar bem os condimentos. Deixe cozinhar 5 minutos em lume forte e adicione o sumo do limão e o vinho tinto, mexa tudo muito bem e assim que voltar a levantar fervura junte os cogumelos laminados. Tapar o tacho e deixar cozinhar em lume médio + ou - por 20 a 25 minutos, mexendo de vês em quando com a colher de pau. Terrminado esse tempo, Observar se a carne se encontra devidamente tenra, rectificar o sal ver se o molho já apurou o vinho, e se engrossou ligeiramente. Se não, deixar ferver mais uns minutos e desligar quando o molho estiver grosso, apurado a gosto. No acto de desligar o lume, adiciona-se os coentros e mexe-se muito bem, tapando de seguida o tacho e estará pronto a servir Para aconpanhamento aconselho o seguinte:
Este prato é muito aromatico, e assenta imensamente bem com a estação Outunal Para pessoas mais sensiveis á acidez, quando colocar o vinho tinto, adicione uma colher de chá rasa de açucar, para cortar um pouco a acidez. Se seguirem a receita até á parte de acabar de colocar os condimentos, e a partir dai adicionarem duas latas grandes de feijão encarnado...farão uma deliciosa feijoada de coração Bastando para isso apenas adicionar um pouco de mais água até adquirir a consistencia a gosto, e uns cubinhos de bacon, pulvilhando no fim com salsa picada bem fresca. Obrigado pelo vosso tempo, e bom apetite |
|
#1
|