![]() |
Vinhos e Gastronomia
1 Anexo(s)
Beber vinho com moderação além de ser uma atitude saudável, ajuda melhor a apreciar os diversos pratos que compõem a rica e variada gastronomia nacional.
É fundamental a escolha do tipo de vinho de acordo com o prato servido. Existem regras básicas, que nos dizem que tipo vinho deveremos escolher de acordo com o prato servido. Alguns exemplos: Mariscos:
Carnes:
Caça:
Queijos:
Queijos suaves ............................... vinhos tinto leves Queijos de gosto mais forte .......... vinhos tintos encorpados Queijos picantes ............................ vinhos brancos bem secos. Os espumantes vão bem com tudo - Está na moda, começar e acabar uma refeição sempre na mesma companhia: o espumante natural. Como aperitivo, o melhor é aquele que nos possa estimular o apetite para a refeição. Poderá ser um espumante bruto, um Madeira seco, um Porto branco seco ou, porque não, um vinho branco fresco e frutado, com o qual iremos continuar durante a refeição, até ao prato de carne. O que nunca deverá ser servido como aperitivo, são os cocktails, pois estes deixarão o palato incapaz de apreciar os vinhos que venham a ser servidos posteriormente com a refeição. Como digestivo e para terminar a refeição deverá servir-se uma aguardente vínica ou bagaceira. |
Horários baseados em GMT. Agora são 04:59. |
Copyright © 2009-2025 SaborIntenso®